AULA PRÁTICA: INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CURSO DE ENFERMAGEM
Disciplina: MICROBIOLOGIA Prof. Dr. Luis Carlos F. Carvalho
PRÁTICA: INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
- INTRODUÇÃO
A microbiologia é o estudo dos microrganismos que são células microscópicas e de vida independente que, assim como os humanos vivem em comunidade.
Como os microrganismos apresentam uma imensa diversidade, existem diversas formas de estudá-los e compará-los. De acordo com TORTORA et. al, 2005, uma das formas mais simples e velozes de analisar, morfológica e quimicamente, um microrganismo é com a utilização de um microscópio óptico. Tal fato citado ressalta a importância desta aula prática para o estudo dos microrganismos.
Aula prática introdutória da disciplina de Microbiologia realizada no laboratório Multidisciplinar II. Foram apresentados conceitos de assepsia, desinfecção e esterilização, como realizar a coleta de material os componentes do microscópio óptico e como manuseá-lo, com auxílio de lâminas e lamínulas para visualização de microrganismos e também apresentado o autoclave. Foi apresentado laboratório, equipamentos e procedimentos padrão para sua utilização.
ESTRUTURA
Ambientes ou áreas específicas
Preparo de material (lavagem e esterilização)
Coleta de amostra ou material
Processamento da amostra
Sala ou câmara asséptica (semeadura do material)
Expurgo (Esterilização e lavagem do material)
PROCEDIMENTOS BÁSICOS APRESENTADOS
Técnicas assépticas
Esterilização
Desinfecção
EQUIPAMENTOS APRESENTADOS
Microscópio óptico
Autoclave
Balança
- MATERIAIS (REAGENTES, VIDRARIA, EQUIPAMENTOS)
Microscópio óptico
Lâminas
Lamínulas
Pipeta Pasteur de plástico
Luvas de plástico
Saliva, Água impura
EXAME A FRESCO
É um método de observação que preserva a forma natural dos microrganismos e reduzem as distorções que somente ocorrem quando as preparações são secas e fixadas. É necessário saber manusear o microscópio, ajustando a intensidade da luz que ilumina os objetos a serem observados.
- MÉTODOS (DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS)
Para execução do experimento, foi solicitado pelo professor Dr. Luís Carlos a coleta de material (água impura ou saliva) para visualização de microrganismos, foi apresentado o correto manuseio do microscópio óptico e seus componentes.
Após a coleta de material utilizando luvas de plástico e pipeta de Pasteur de plástico, foi colocado sob a lâmina, em seguida, sobreposta com lamínula (sem formar bolhas) e colocada sob platina do microscópio para demais ajustes para visualização de microrganismos existentes nas amostras, sob observação na objetiva de 40 vezes.
Os microrganismos existem em todos os locais existentes e para sua boa visualização é utilizado uso de microscópio óptico, já que estes são invisíveis a olho nu. Após a observação as lâminas (água suja e saliva) foram desprezadas em um frasco contendo detergente.
MICROSCÓPIO ÓPTICO
É composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetiva e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem aumentada da imagem real.
AUTOCLAVE/ VERTICAL
- Tampa/porta da autoclave
- Medidor de pressão
- Válvula de segurança
- Gerador de vapor/ aquecedor elétrico
- Gerador de vácuo (se aplicável)
- Resfriador de águas residuais
QUESTÕES
1. Porque as dimensões dos vários tipos morfológicos de microrganismos podem ser melhor aferidas através das preparações a fresco?
R: Porque esse método permite observar microrganismos ''in vivo'', o que possibilita observar suas manifestações funcionais, preserva a forma natural dos microrganismos e reduz as distorções que somente ocorrem quando as preparações são secas e fixadas.
2. Para que serve uma preparação em gota pendente? Ela oferece alguma indicação sobre a viabilidade de uma cultura?
Para microrganismos serem observados 'vivos'. Quando a estrutura de um microrganismo pode ser afetada por calor, agentes químicos ou não se cora facilmente.
3. Citar alguns cuidados, a serem tomados para execução satisfatória do exame a fresco?
Deve ser feita a devida esterilização dos materiais para evitar contaminações, não entrar em contato (pele e mucosas) com as amostras biológicas, utilizar equipamentos como luvas, máscaras, entre outros. Na sobreposição da lamínula, se atentar para não formar bolhas de ar e manusear corretamente o microscópio para poder ter uma boa visualização, assim dando um resultado satisfatório a todo o exame.
4. Quais as limitações do exame a fresco?
Não é possível observar detalhadamente as estruturas celulares.
5. Em que circunstâncias, no diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, o exame a fresco deve ser aplicado?
Para diagnóstico de doenças causadas por protozoários e por fungos.
6. Qual a principal informação sobre o microrganismo que o exame a fresco pode oferecer?
As formas e movimentos de microrganismos vivos (bactérias, protozoários, fungos e leveduras).
Comentários
Postar um comentário